sábado, 12 de setembro de 2009



Um dia para saudade

Um amigo me contou que para saber como será o dia, eu deveria analisar o tempo e o humor das crianças. Se o sol está radiante: elas estão alegres e dispostas. Se tem vento norte, elas estão elétricas, agitadas...Se o tempo está nublado ou chuvoso, elas estão choronas. Percebi que é verdade! Hoje, com o tempo assim, céu fechado, a melancolia toma conta. Ficamos especialmente mais tristes. Com saudades. Saudades do sabor de infância. Saudades das alegrias alegrias vividas. Saudades do que não foi. Tomara que o tempo melhore, porque senão é perigoso faltar 'saudade' de tanto coisa.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009



Uma carta de amor...


Quando ela nasceu, eu já morava em Santiago. Não acompanhei sua vida nos dois primeiros meses e, ao vê-la pela primeira vez em Tupanciretã, ela dormia como uma princesa. Ajoelhei-me ao seu lado e chorei de emoção. Era a primeira vez que olhava a minha primeira e amada sobrinha Fernanda Siqueira Lemes. E desde então nunca mais deixei de acompanhar os seus passos. Cada peraltice, cada choro, cada brincadeira.... Os dias foram passando e num piscar de olhos, a nossa "Nega Fê" já era uma moça. Uma garota de beleza incomum, uma morena cor-de-cuia, alta, inteligente e determinada.
O tempo passou mesmo, e aquela menina arteira, agora, tem 15 anos. "Fê, um mundo novo, cheio de oportunidades te espera. Mas nós, da família, estaremos contigo sempre. Seremos os espectadores da tua vida, a plateia, o público na primeira fila, para aplaudir cada conquista tua. E, mesmo sabendo que você cresceu, em nossos corações tu serás sempre, parte viva de um mundo de "Peter Pan". Parabéns. Te amanos muito!
Amanhã, sábado, 29, faremos uma 'bagunça' em casa mesmo para comemorar, com direito a luzes, dj e turma de amigos, os dela, é claro.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Minha colega Patrícia, que adora uma internet, passou-me essa. Muito criativo!

CORRIGINDO 20 VELHOS DITADOS

01-"É dando que se ... engravida".
02-"Quem ri por último ... é retardado".
03-"Alegria de pobre ... é impossível".
04-"Quem com ferro fere ... não sabe como dói".
05-"Em casa de ferreiro ... só tem ferro".
06-"Quem tem boca ... fala. Quem tem grana é que vai a Roma!"
07-"Gato escaldado ... morre, porra !"
08-"Quem espera ... fica de saco cheio."
09-"Quando um não quer ... o outro insiste."
10- "Os últimos serão ... os desclassificados."
11-"Há males que vêm para ... fuder com tudo mesmo!" (essa é ótima!!!)
12-"Se Maomé não vai à montanha ... é porque ele se mandou pra praia."
13-"A esperança ... e a sogra são as últimas que morrem."
14-"Quem dá aos pobres ... cria o filho sozinha."
15-"Depois da tempestade vem a ... gripe."
16-"Devagar ... nunca se chega."
17-"Antes tarde do que ... mais tarde."
18-"Em terra de cego quem tem um olho é ... caolho."
19-"Quem cedo madruga ... fica com sono o dia inteiro."
20-"Pau que nasce torto ... urina no chão."

(AUTOR DESCONHECIDO)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Vencendo a gripe




Pois é, amigos, estou afastada há dias do trabalho. Agora, querem saber se estive doente? A resposta é sim! Dias 07, 08 e 09 estive na capital e no domingo ao retornar, com tempo feio (chuva e frio), já sentia os primeiros sintomas de uma forte gripe. Tosse, garganta arranhando, vias áreas congestionadas... Na terça, não deu outra. Corri prTamanho da fonteo médico, depois das súplicas da minha irmã Suzana.

Fui medicada e retornei para casa. Na mesma noite, o quadro piorou e me hospitalizaram, já com os sintomas agravados. Falta de ar, febre, tosses sem parar e uma sensação horrível que os pulmões estavam prestes a entrar em colapso. Eram 1:30 da madrugada e o meu médico Heron Teixeira já me aguardava para a baixa.

Fiquei isolada uma semana, lá no hospital, com doses cavalares de antibióticos, analgésicos e o potente antiviral Tamiflu. Cuidado total, com medição de pressão arterial, sondagem da temperatura, bombinhas e nebulizações. Nas primeiras duas noites, consegui dormir ligada ao aparelho de oxigênio, tal era meu desespero pela falta de ar (tinha infiltração nos pulmões).
No meu quarto entravam com um arsenal: máscaras e jalecos para evitar o contágio. Muitos nem se arriscavam a entrar. A comida era largada na porta, com a batida como aviso. Algumas enfermeiras, mais corajosas, achavam exagero tudo aquilo, mas ordens, são ordens. E todos cumpriram à risca. As visitas foram proibidas e tive a companhia de familiares e amigos muito íntimos (que também eram obrigados a se ‘mascarar’). Quando já estava melhor, até consegui rir da situação.



Resultado: perguntei ao médico, o que de fato eu tinha - é ou não é a gripe A? Ele respondeu: isso é o que menos importa. Tu teve todos os sintomas, é provável que seja. A gripe evoluiu para uma pneumonia e uma crise de sinusite. Mas o Tamiflu respondeu bem: a infecção zerou e agora tu está imune. Bastam mais alguns dias de repouso e tratamento em casa.


Resumindo: O Hospital de Caridade está preparado para atender. Meu plano Unimed foi indispensável. O médico Heron Teixeira é supercompetente e a guardiã, dra. Sônia Nicola, está atenta sempre. Tudo isso, com as doses de orações dos familiares e amigos, foi o que me curou. Graças a Deus!.


Lição: O medo das pessoas não é como a coragem. Gente, passou, agora estou bem! Obrigada a todos pelo apoio e compreensão.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A lembrança dos amigos







Na quarta-feira, 05, dia de meu aniversário fui surpreendida com tantas visitas e homenagens. A tardinha fui pra casa, já com a expectativa de que receberia alguém, pois as amigas ficaram de cochichos o dia todo. Agradeço ainda as mensagens pelo e-mail, msn, orkut, colegas de emissoras de rádio, as flores, os presentes, tudo. Valeu, amigos.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Pare agora e vote

Amigos, votem na consulta popular HOJE e escolham as obras e equipamentos para a nossa região que serão conquistadas com verba do governo estadual. Isso ajuda todos nós. Tenha se título em mãos e voto pela internet: Corede (Vale do Jaguari) e aponte as prioridades para a nossa Santiago ou para as demais cidades da nossa região pelo site: http://www.ppp.rs.gov.br/portalppp/

Iuri: 'homem mais bonito do RS'




O modelo Iuri Crestani Damian (centro da foto), representante de Santiago, natural daqui, acaba de ser eleito o "Homem mais Bonito do Rio Grande do Sul 2009" em concurso promovido pela RBS TV em Porto Alegre, no sábado, 01. Ele esteve hoje aqui no jornal pra nossa alegria. Nas ruas já causa o maior frisson entre as meninas. Parabéns, Iuri.

terça-feira, 4 de agosto de 2009


É por isso que eu amo o Arnaldo!

Texto do super Arnaldo Jabour

"A medida que envelheço e convivo com outras, valorizo mais ainda as mulheres que de 30 ou mais. Elas não se importam com o que você pensa, mas se dispõem de coração se você tiver a intenção de conversar. Se ela não quer assistir ao jogo de futebol na tv, não fica à sua volta resmungando vai fazer alguma coisa que queira fazer...E geralmente é alguma coisa bem mais interessante. Ela se conhece o suficiente para saber quem é, o que quer e quem quer. Elas não ficam com quem não confiam. Mulheres se tornam psicanalistas quando envelhecem.Você nunca precisa confessar seus pecados... elas sempre sabem... Ficam lindas quando usam batom vermelho. O mesmo não acontece com mulheres mais jovens... Mulheres mais velhas são diretas e honestas.Elas te dirão na cara se você for um idiota caso esteja agindo como um!Você nunca precisa se preocupar onde se encaixa na vida dela. Basta agir como homem e o resto deixe que ela faça... Sim, nós admiramos as mulheres com mais de 30 anos! Infelizmente isto não é recíproco, pois para cada mulher com mais de 30 anos, estonteante, bonita, bem apanhada e sexy existe um careca, pançudo em bermudões amarelos bancando o bobo para uma garota de 19 anos...Senhoras, eu peço desculpas! Para todos os homens que dizem: "Porque comprar a vaca se você pode beber o leite de graça?"aqui está a novidade para vocês: Hoje em dia 80% das mulheres são contra o casamento e sabem por quê?"Porque as mulheres perceberam que não vale a pena comprar um porco inteiro só para ter uma linguiça!". Nada mais justo!





domingo, 2 de agosto de 2009


O niver da irmã mais amada


Na quinta-feira, 30 de julho, minha amada irmã estava de aniversário. Os amigos e parentes não esqueceram dela. Muitas flores e presentes. Mas no sábado, foi ela quem nos deu uma surpresa. Elaborando suas deliciosas tortas e nos chamando para a melhor parte: comer. Uma delícia sem comparação. Eu dei à ela uma pulseira com pingente simbolizando os três filhos dela: a Fernanda, o Fagner e o João Henrique e disse que adoraria ser o quarto pingente, mas já estou grandinha pra isso. "Mana eu te amo mais do que tudo nessa vida"!

Paty de casa nova






















No sábado, à tarde, 01 de agosto, eu e amigas fomos conhecer a casa nova da nossa colega Patrícia Righes. E participamos de um tal de chá do bule, de panela, nem sei. Cada uma levava um presentinho e a anfitriã (no caso a Paty) tinha que adivinhar o que era (baseado numa lista feita por ela). Cada falha na adivinhação era uma peça de roupa a menos nela. Com esse frio todo e a maldade das participantes, quase que a Paty pega um resfriado. Mas eu, como sou boazinha, dava muitas dicas para a probrezinha não sofrer. As outras amigas queriam vê-la despida e dar muitas risadas. Depois da brincadeira, uma mesa farta e um chá especial esperava as convidadas. "Paty, muitas felicidades na casa nova." Das amigas: Sandra, Valéria, Débora e Suzana.

quarta-feira, 24 de junho de 2009












Um presente inesquecível


Essa semana iniciou com uma ótimo surpresa, lá na redação do jornal. Eu e minha equipe de trabalho (as gurias) recebemos uma super homenagem, em forma de lindos pingentes com as iniciais dos nossos nomes. A empresária Algidriani Cogo dos Santos, da Arte Clínica Estética/Santiago foi quem nos presenteou, nos parabenizando pela festa dos 16 anos do Expresso e da coluna social Acontece. "Algi, muito obrigada pelo carinho. Tua atitude nos encheu de energia para trabalhar e criar cada vez mais. Nossa semana começou com o pé direito. Jamais esqueceremos tamanho carinho".

segunda-feira, 1 de junho de 2009


Quem tem amigos,
nunca está sozinho



Estive afastada deste blog por muitos dias. Os afazeres diários e os preparativos para a festa dos 16 anos da minha coluna social Acontece e do próprio jornal Expresso tomaram toda a minha atenção. Foram mais de trinta dias direto trabalhando para homenagear as mulheres que enfeitaram as páginas sociais e foram meu estímulo para escrever por tanto tempo. Parece que foi ontem que dei início ao meu trabalho no jornal, mas 16 anos já se passaram.


Fiquei imensamente feliz com o sucesso da festa. Um momento sem igual na minha vida. Com a presença de tantos amigos e parceiros. Um agradecimento especial às minhas colegas: Patrícia Righes, Débora Dallarosa, Valéria Brum e Tatiane Disconzi que foram incansáveis ao meu lado nos preparativos da Noite do Colunismo Social. Sem elas não teria conseguido cumprir essa missão. Agradeço ainda a colaboração imprescindível do design Cláudio Brum, de Márcio Brasil, Sidnei Garcia, Éverton Gehard´, Márcia Fontana, João e Suzana Lemes e tantos outros queridos amigos que foram incansáveis. Obrigada a todos. Meu coração está aquecido por tanta amizade provada.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Acontece aniversaria
Estou ocupadíssima com os preparativos da festa dos 16 anos da minha coluna Acontece, data em que o jornal também comemora aniversário. No dia 30 de maio, o clube União de Santiago estará repleto de convidados, pois nesta noite a coluna social renderá uma homenagem às mulheres que encantaram nossos leitores com sua beleza, simpatia e competência durante todos esses anos. Descupem-me amigos blogueiros, assim que possível atualizarei com mais frequência.

terça-feira, 21 de abril de 2009


E os Melhores?


Hoje, 21 é feriado, mas quem aguenta essa monotonia toda. Pra turma do Expresso e da Agência Oficial não tem disso. O trabalho segue. Mas eu estou aqui hoje para agilizar os contatos sobre o show para a festa Os Melhores do Ano 2009 que já tem data marcada. Quem será a atração nacional deste ano? Ainda não está nada definido, mas a sorte já foi lançada! Em 2008, o supershow de Michael Sullivan levou os convidados ao delírio com as famosas canções interpretadas com genialidade.
Tenho outras novidades, mas volto depois pra contar......

domingo, 5 de abril de 2009

Atenção!

Leia no blog do Taborda - www.tabordaexpresso.blogspot.com sobre a agressão que um casal sofreu no CTG Coxilha de Ronda, ao ser retirado de um baile.

Fernanda na PrimeModels


Eu e a minha sobrinha Fernanda Lemes fomos à capital. A Fê foi convocada para uma reunião na sua mais nova agência, a PrimeModels. Eu, tia preocupada fui junto, sondar o terreno e ver as chances reais de trabalho para a nossa Fê. Gostei do que vi, muita seriedade e trabalho. Boas chances e uma equipe competente. Tudo pode acontecer, mas os pés estão bem no chão. Depois das reuniões de trabalho, e como ninguém é de ferro, fomos dar um volta pelo shopping Iguatemi - que show e um cinema para encerrar o passeio. A meia-noite partimos da capital (pela Planalto) e chegamos sãs e salvas em Santiago, às 6 da manhã. Missão cumprida.

sexta-feira, 27 de março de 2009



Gripe, aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!



Há três dias a peste mais comum me atacou. Estou gripada. Não sei o que é pior, se a dor no corpo, os espirros, a dor-de-cabeça, o nariz entupido, a corisa. Gripe é chato mesmo. E ninguém está livre dela. Pelo menos não tive febre. E eu que pensei que poderia tomar uma cervejinha na sexta-feira. Que nada, estou tomando chás, sopas, antitérmicos, analgésicos e anti-inflamatórios. Pelo menos não morrerei disso!!!

sábado, 21 de março de 2009

Ignorante é pior do que burro
Todos sabem que há quase 16 anos iniciava a jornada do Expresso Ilustrado, em Santiago e região. Enfrentamos muitas batalhas. Fomos ameaçados por políticos, empresários e outros tantos, e de certa forma, isso nos tornou peritos em enfrentamentos. Não tememos briga alguma. Não temos medo de cara feia. E, principalmente, não permitimos (remos) que governem o jornal por nós. Muitos querem nos ver calados, omissos, quietos e pregam mentiras a nosso respeito. Nos chamam de mercenários, como se não soubessem que somos empresários que vivemos do nosso produto. É, talvez quem sempre esteve pendurado num cargo público (o dinheirinho cai na conta todo mês, trabalhando ou fingindo trabalhar) não saiba o que é lutar pelo pão todo dia. Mas de ignorantes o mundo está cheio e temos que conviver com eles. O grande problema que há muitos que confundem ignorância com honestidade. Lidar com um homem ignorante é pior que falar com um burro. O burro, aprende se ensinado. O ignorante, pensa que sabe!

domingo, 15 de março de 2009

Homens, quem entende?

Hoje, à noite, o Taborda, meu marido conseguiu me surpreender. Muitas vezes me esmero na cozinha, afim de fazer uma refeição agradável, dando uma de 'gran chef', elaborando saladas diferentes, temperos especiais e não consigo grandes elogios. No entanto, hoje, meio sem vontade preparei um mexido, a mistura de arroz e feijão de ontem, com salada e carne: o típico prato feito e recebi os elogios como se tivesse colocado à mesa uma lagosta, um salmão ou um outro requintado prato da culinária brasileira. Que nada! Dá pra entender os homens? Com essa vou ler outro livro. Encerrei hoje, Mistérios - de Nora Roberts. Voltarei aos romances, neles, os homens são mais fáceis de se entender.
Compromissos agradáveis

O domingo foi tranquilo, depois de um fim-de-semana de compromissos agradáveis. Na sexta-feira, reunião com amigos na casa do Menna e da Jane. Diversão garantida. No sábado, passeio na fazenda da família Gessinger, com direito a jantar e show de Édson Vargas, Guilherme e Ruy Gessinger. Momento agradável.

terça-feira, 10 de março de 2009

Caso para a polícia
Hoje fui à Delegacia de Polícia prestar depoimento no inquérito que investiga a agressão sofrida pelo meu diretor do João Lemes em Jaguari. Há semanas, ele foi atacado covardemente por um homem conhecido como Beto Marcon, quando entrava no carro, em frente à Prefeitura de Jaguari. Contei tudo que vi e sofri naquele dia. Ao relembrar o episódio fiquei chateada com o fato. Agressão física é imperdoável, ainda mais quando o agredido está 'de sangue doce', nem imaginando tal emboscada. Mas a justiça será feita!

domingo, 8 de março de 2009




Quem tem amigos,


nunca está sozinho




Depois de uma boa semana de trabalho, tivemos um ótimo fim-de-semana. Na sexta-feira revimos os amigos (depois das férias) num agradável encontro na casa do Menna e da Jane. No sábado, tivemos uma recepção na casa de Antônio e Roselaine Esmério que nos receberam com muito carinho. Horas agradáveis, de boa conversa, boa bebida e boa comida. No domingo, o churrasco foi em casa, mas com os amigos Menna, Neca e Márcia e, claro, toda a nossa turma de casa. Então já sabem que o regine, não pode ser seguido a risca. Tomara que a minha nutricionista, Karine Maronez e o meu personal Frank Willian não sejam adeptos a leitura de blogs, senão....Mas a segunda-feira está aí e começa a tortura da escassez novamente. Bom início de semana a todos. Valeu amigos, pela boa companhia.

terça-feira, 3 de março de 2009

Fim das férias, volta ao batente
Olá amigos, compreensivos leitores. Estou devolta a Santiago depois de uns 10 dias de férias na praia. Enfrentei muitos dias de chuva ou nublados. O sol que buscávamos era quase contrabando. Mas valeu pelo descanso. Valeu pela turma. Valeu pela tardes de caminhadas, pelos shoppings visitados. Saí da rotina e isso já é o máximo. Chegamos segunda à noite. Na terça à tarde apresentei-me ao trabalho. A tarde rendeu. De cara, fechei dois bons negócios, recebi visitas, ligações, revi os colegas e li centenas de emails. Tudo valeu a pena, a ida e a volta. Até logo, com muito mais pra contar.......

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009


Mordaça, Não!!!


Por sugestão de Rodrigo Vontobel em relação à covardia em Jaguari.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Agressão e covardia
Na sexta-feira passada comentei em minha coluna do jornal Expresso sobre o quanto repudio agressão física ou psicológica. E nesta segunda-feira tive a tristeza de ver a primeira e sofrer com a segunda. Um homem descontrolado avançou sobre o nosso carro em Jaguari, atacando nosso diretor pelas costas, sem chance que ele pudesse ao menos se defender. Estávamos distraídos (eu, uma colega e o João) e fomos surpreendidos com a fúria dele. Querem calar a imprensa, a qualquer custo. Não querem que falem que há um rombo de milhões na prefeitura de Jaguari ( o agressor é pai da pivô principal da dívida). Até quando a liberdade de expressão não será respeitada? Até quando os carrascos usarão a força impunemente, atacando os outros pelas costas? Em tocaias? Até quando? (leia blog jlemes@expressoilustrado.com.br).

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Atenção: leia atentamente, é incrível
Aqui vai um pequeno resumo de uma entrevista com o famoso "Reynold Remhn":
1ª Pergunta: Ainda é possível ser feliz num mundo tão competitivo?
Resposta: Quanto mais conhecimento conseguimos acumular, mais entendemos que ainda falta muito para aprendermos. É por isso que sofremos. Trabalhar em excesso é como perseguir o vento. A felicidade só existe para quem souber aproveitar agora, os frutos do seu trabalho.
2ª Pergunta: O profissional do futuro será um individualista?
Resposta: Pelo contrário. O azar será de quem ficar sozinho, porque se cair, não terá ninguém para ajudá-lo a levantar-se.
3ª Pergunta: Que conselho o sr. dá aos jovens que estão entrando no mercado de trabalho?
Resposta: É melhor ser criticado pelos sábios do que ser elogiado pelos insensatos. Elogios vazios são como gravetos atirados em uma fogueira.
4ª Pergunta: E para os funcionários que tem chefes centralizadores e perversos?
Resposta: Muitas vezes os justos são tratados pela cartilha dos injustos, mas isso passa. Por mais poderoso que alguém pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de dominar a própria respiração.
Última pergunta: O que é exatamente sucesso?
Resposta: É o sono gostoso. Se a fartura do rico não o deixa dormir, ele estará acumulando, ao mesmo tempo, sua riqueza e sua desgraça.
Quero que me perdoem pelo fato de não existir nenhum Reynold Remhn. Esse é um nome fictício. Todas as respostas, embora extremamente atuais, foram retiradas do livro de ECLESIASTES, do Velho Testamento (escrito, portanto, há 2.300 anos). A sabedoria supero o tempo.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009


Polêmica em concurso da prefeitura de Santiago


Nós aqui do Expresso recebemos este e-mail, estamos averiguando o caso, mas de antemão creio que não há lei que impeça a participação desta pessoa em concurso. Exceto que o concurso normatize a não participação de pessoas ligadas à instituição que elaborou as provas. A menos que se pense que a instituição (não seja séria). Do contrário, é preconceito quanto a participante. Mas isso é coisa para se estudar e daí opinar a respeito.

Leia:


"Estamos indignados - Somos profissionais farmacêuticos, estudamos durante 5 anos e aprendemos no decorrer do curso sobre ÉTICA PROFISSIONAL. Participamos (32 inscritos) no último dia 31/01/2009 do concurso promovido pela Prefeitura Municipal de Santiago, cargo farmacêutico (1 vaga) , onde a prova foi elaborada pela Universidade Regional e Integrada do Alto Uruguai e das Missões/ URI. Realizou o mesmo concurso a professora/coordenadora do curso técnico em Farmácia da URI e coordenadora do curso de graduação Farmácia da mesma instituição de ensino.
Sentimo-nos envergonhados em saber que “essa colega” teve a capacidade de se inscrever no concurso, pois queira ou não ela faz parte da instituição que formulou e aplicou a prova.
Seria questão de ética da profissional ou responsabilidade da URI a participação ou não dessa profissional no concurso?!
Como essa pessoa se vir a passar no concurso poderá abraçar a coordenação de um curso de graduação que exige muita dedicação, além das 8 horas diárias exigidas pela prefeitura municipal? E quanto à fiscalização do Conselho Regional de Farmácia, será que irá permitir que essa pessoa cumpra o horário que quiser para também poder se dedicar a coordenação do curso?
1 - Será que essa vaga já tem dono (a)?
2 - Qual será o significado de ética?
3 - De quem é a responsabilidade, URI ou prefeitura?
4 - Como uma instituição como a URI, tão respeitada pela sociedade santiaguense pode permitir isso? Afinal de quem é a falta de ética?
5 - Queremos respostas e soluções! "




terça-feira, 3 de fevereiro de 2009


Crueldade e monstruosidade


Um jovem de 22 anos morreu neste sábado, dia 31, ao tentar salvar a namorada de 23 anos de uma tentativa de estupro, em uma trilha do Morro do Boi, em Caiobá, no município de Matinhos, no Paraná. Segundo informações da jovem, o casal encontrou um desconhecido na trilha, e ao ser perguntado sobre a Praia dos Amores se ofereceu para conduzi-los até lá.

Ao chegarem à praia, o desconhecido tentou abusar sexualmente da moça, dentro de uma gruta existente no local. O namorado reagiu e foi baleado no peito. Ela tentou fugir e levou dois tiros nas costas. O criminoso fugiu e voltou ao local mais tarde, à noite, quando estuprou a moça que não tinha condições de se locomover devido aos tiros. O corpo do jovem morto e a jovem, quase sem vida, foram encontrados horas depois pelo pai da vítima e bombeiros. A jovem está sedada e pode ficar paraplégica. Uma força tarefa policial foi montada à procura do marginal.

Não podemos banalizar mais as agressões físicas, os assassinatos, os estupros. Quanta crueldade, própria de desequilibrados, capazes de tudo, por inveja, masoquismo...sei lá o que. Meu Deus. Meus Deus. Meu Deus, ajuda!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A panela de pressão está fervendo
Para quem pensava que janeiro seria um mês pacato, com férias e traquilidade, errou. Férias de alguns, mas tranquilidade, que nada. Novos prefeitos assumiram seus postos e estão colocando a boca no trombone, quanto a dívidas e sucateamento de máquinas dos ex-governantes, a exemplo de Manoel Viana, Itacurubi, Bossoroca, Capão do Cipó e Jaguari. A pior situação se vislumbra em Jaguari. Essas novelas vão longe, com direito a vale a pena ver de novo.
P.S.: O caso da Cooperativa Tritícola ainda não tem solução. Irmo Sagrillo nome certo para dar vida à cooperativa, anda examinando melhor sua decisão. Examina tanto que até agora não teve um diagnóstico. Não sabe, se vai ou se fica.
Essa semana também deu peleia na Câmara de Vereadores de Santiago. Os vereadores Miguel Bianchini e Diniz Cogo lutarem de foice. E sobrou até pro Conselho Tutelar que foi acusado de inoperante. Eta, semaninha! A panela tá ou não tá fervendo.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O susto da febre amarela

Diariamente há gente fazendo fila em postos de saúde na região em busca da vacina que imuniza contra a febre amarela. E a preocupação procede, pois estamos em área de risco. O bugio, portador da doença, é picado por mosquitos que, por sua vez, picam humanos e transmitem a febre (uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito contaminado com o flavivirus). O período de incubação é de três a sete dias após a picada. Dissemina-se pelo sangue. Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre, cansaço, mal-estar e dores de cabeça e musculares (principalmente no abdômem). Náuseas, vômitos e diarreia também surgem por vezes. Então todo cuidado é pouco. E se não diagnosticada a tempo, pode levar a morte. Então evite lugares que tenham a presença dos bugios, isso já ajuda. As pessoas que já se vacinaram contra a febre amarela nos últimos 10 anos, não precisam repetir a dose.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O que é deles de direito
Na sexta-feira, 15 fui à festa de formatura dos amigos Marisa Minuzzi e Éldrio Machado, ambos graduaram-se em Direito. Os dois são exemplos de luta e garra. O Éldrio conheci quando cheguei em Santiago. Um gurizão, dono de uma serigrafia, no antigo prédio, onde hoje está a loja Diferenza. Depois, ele partiu para as promoções de eventos, profissão que atua até hoje, além, é claro, do assessoramento na Prefeitura de Santiago. Um rapaz de bom coração! A Marisa, eu conheci bem, quando iniciou sua carreira como conselheira tutelar: a defino com aquele slogan bonito. "Ela é brasileira, não desiste nunca". Mesmo com as adversidades que enfrentou na sua vida, desde a morte de seu marido, nunca desanimou. Luta por ela, pelos outros e, hoje, começa a colher os bens. Formou-se em Direito e vê sua filha, de apenas 18 anos, cursando o 5º semestre do mesmo curso. Marisa é 10. Amigos, valeu. Vocês são especiais e merecem tudo, tudo de bom.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009





Marta: o orgulho da mulherada


A jogadora de futebol, Marta da Silva conquista mais uma vez o troféu de melhor jogadora do mundo, concedido pela Fifa. Os homens podem até ser a maioria no futebol brasileiro, mas nesse ano, não teve pra eles. A nossa heroína Marta conquista o maior título da categoria. Valeu, Martinhaaaaaaa!!!!!!!

O Pepozo e a Pepoza
A santiaguense Camila Prado e o jaguariense Delmo Maia uniram-se em matrimônio no dia 10 de janeiro, numa emocionante cerimônia religiosa na Igreja Matriz de Santiago. Após os 200 convidados foram recepcionados numa bela festa no Piscina Tênis Clube, com buffet de Dorinho e decoração de Armazém das Flores, onde também foi realizada a cerimônia civil de casamento. A noiva usava um vestido de modelo exclusivo e com muitas aplicações de cristais Swarovski.Os convidados assistiram a vídeo do casal, contando a história de amor e as cenas marcantes do namoro ao casamento. O casal residirá em Porto Alegre. Parte da turma do Expresso esteve lá. Parabéns!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O doutor E.T
O próprio nome, por si só, já justifica a tamanha dificuldade que esse cidadão de iniciais E.T tem em comunicar-se com seus pacientes. Quando meu marido, o Taborda adoeceu (um problema no nervo radial do braço esquerdo) procuramos ajuda médica em Santiago e após algumas tentativas aqui, ele foi encaminhado para o senhor excelência, o E.T, em Santa Maria. Conhecido como 'fera' nesse assunto. Primeira consulta, tudo bem. Segunda consulta, pouca explicação, nenhum diagnóstico claro e terceira consulta, o problema. Era uma sexta-feira, o médico pediu um exame e disse que teria que ver o resultado na segunda, pois entraria em férias e só voltaria em março. Tudo bem!
A ofensa - Foi nessa hora, que eu indaguei o doutor E.T se poderíamos fazer o exame e pedir que fosse entregue em seu consultório na segunda e nos falaríamos por telefone sobre o resultado. Já que eu teria que voltar para casa e trabalhar. Para meu espanto e do Taborda, o doutor E.T, olhou-me atentamente, como num fuzilamento e lascou: "você quer determinar a forma que devo atender. Quer que eu mudo minha conduta de trabalho por causa de vocês". Eu, perplexa só consegui, dizer: não, doutor, jamais faria isso. É a nossa dificuldade de ir e vir....."Não teve conversa, na mesma hora, o doutor E.T encaminhou-nos a outro profissional, pois não estava contente conosco. Resumindo: o Taborda está se tratando com outro médico.
Ah! depois do episódio soube que tal médico é assim: tem um facilidade de ofender-se com seus pacientes. Daí, conclui que: alguns médicos julgam-se deuses. E só tratam assim as pessoas, porque estão lidando com o bem mais precioso delas: a saúde, caso contrário estariam no 'olho da rua', porque o mercado de trabalho não tem espaço para ETs.