quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A panela de pressão está fervendo
Para quem pensava que janeiro seria um mês pacato, com férias e traquilidade, errou. Férias de alguns, mas tranquilidade, que nada. Novos prefeitos assumiram seus postos e estão colocando a boca no trombone, quanto a dívidas e sucateamento de máquinas dos ex-governantes, a exemplo de Manoel Viana, Itacurubi, Bossoroca, Capão do Cipó e Jaguari. A pior situação se vislumbra em Jaguari. Essas novelas vão longe, com direito a vale a pena ver de novo.
P.S.: O caso da Cooperativa Tritícola ainda não tem solução. Irmo Sagrillo nome certo para dar vida à cooperativa, anda examinando melhor sua decisão. Examina tanto que até agora não teve um diagnóstico. Não sabe, se vai ou se fica.
Essa semana também deu peleia na Câmara de Vereadores de Santiago. Os vereadores Miguel Bianchini e Diniz Cogo lutarem de foice. E sobrou até pro Conselho Tutelar que foi acusado de inoperante. Eta, semaninha! A panela tá ou não tá fervendo.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O susto da febre amarela

Diariamente há gente fazendo fila em postos de saúde na região em busca da vacina que imuniza contra a febre amarela. E a preocupação procede, pois estamos em área de risco. O bugio, portador da doença, é picado por mosquitos que, por sua vez, picam humanos e transmitem a febre (uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito contaminado com o flavivirus). O período de incubação é de três a sete dias após a picada. Dissemina-se pelo sangue. Os sintomas iniciais são inespecíficos como febre, cansaço, mal-estar e dores de cabeça e musculares (principalmente no abdômem). Náuseas, vômitos e diarreia também surgem por vezes. Então todo cuidado é pouco. E se não diagnosticada a tempo, pode levar a morte. Então evite lugares que tenham a presença dos bugios, isso já ajuda. As pessoas que já se vacinaram contra a febre amarela nos últimos 10 anos, não precisam repetir a dose.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O que é deles de direito
Na sexta-feira, 15 fui à festa de formatura dos amigos Marisa Minuzzi e Éldrio Machado, ambos graduaram-se em Direito. Os dois são exemplos de luta e garra. O Éldrio conheci quando cheguei em Santiago. Um gurizão, dono de uma serigrafia, no antigo prédio, onde hoje está a loja Diferenza. Depois, ele partiu para as promoções de eventos, profissão que atua até hoje, além, é claro, do assessoramento na Prefeitura de Santiago. Um rapaz de bom coração! A Marisa, eu conheci bem, quando iniciou sua carreira como conselheira tutelar: a defino com aquele slogan bonito. "Ela é brasileira, não desiste nunca". Mesmo com as adversidades que enfrentou na sua vida, desde a morte de seu marido, nunca desanimou. Luta por ela, pelos outros e, hoje, começa a colher os bens. Formou-se em Direito e vê sua filha, de apenas 18 anos, cursando o 5º semestre do mesmo curso. Marisa é 10. Amigos, valeu. Vocês são especiais e merecem tudo, tudo de bom.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009





Marta: o orgulho da mulherada


A jogadora de futebol, Marta da Silva conquista mais uma vez o troféu de melhor jogadora do mundo, concedido pela Fifa. Os homens podem até ser a maioria no futebol brasileiro, mas nesse ano, não teve pra eles. A nossa heroína Marta conquista o maior título da categoria. Valeu, Martinhaaaaaaa!!!!!!!

O Pepozo e a Pepoza
A santiaguense Camila Prado e o jaguariense Delmo Maia uniram-se em matrimônio no dia 10 de janeiro, numa emocionante cerimônia religiosa na Igreja Matriz de Santiago. Após os 200 convidados foram recepcionados numa bela festa no Piscina Tênis Clube, com buffet de Dorinho e decoração de Armazém das Flores, onde também foi realizada a cerimônia civil de casamento. A noiva usava um vestido de modelo exclusivo e com muitas aplicações de cristais Swarovski.Os convidados assistiram a vídeo do casal, contando a história de amor e as cenas marcantes do namoro ao casamento. O casal residirá em Porto Alegre. Parte da turma do Expresso esteve lá. Parabéns!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O doutor E.T
O próprio nome, por si só, já justifica a tamanha dificuldade que esse cidadão de iniciais E.T tem em comunicar-se com seus pacientes. Quando meu marido, o Taborda adoeceu (um problema no nervo radial do braço esquerdo) procuramos ajuda médica em Santiago e após algumas tentativas aqui, ele foi encaminhado para o senhor excelência, o E.T, em Santa Maria. Conhecido como 'fera' nesse assunto. Primeira consulta, tudo bem. Segunda consulta, pouca explicação, nenhum diagnóstico claro e terceira consulta, o problema. Era uma sexta-feira, o médico pediu um exame e disse que teria que ver o resultado na segunda, pois entraria em férias e só voltaria em março. Tudo bem!
A ofensa - Foi nessa hora, que eu indaguei o doutor E.T se poderíamos fazer o exame e pedir que fosse entregue em seu consultório na segunda e nos falaríamos por telefone sobre o resultado. Já que eu teria que voltar para casa e trabalhar. Para meu espanto e do Taborda, o doutor E.T, olhou-me atentamente, como num fuzilamento e lascou: "você quer determinar a forma que devo atender. Quer que eu mudo minha conduta de trabalho por causa de vocês". Eu, perplexa só consegui, dizer: não, doutor, jamais faria isso. É a nossa dificuldade de ir e vir....."Não teve conversa, na mesma hora, o doutor E.T encaminhou-nos a outro profissional, pois não estava contente conosco. Resumindo: o Taborda está se tratando com outro médico.
Ah! depois do episódio soube que tal médico é assim: tem um facilidade de ofender-se com seus pacientes. Daí, conclui que: alguns médicos julgam-se deuses. E só tratam assim as pessoas, porque estão lidando com o bem mais precioso delas: a saúde, caso contrário estariam no 'olho da rua', porque o mercado de trabalho não tem espaço para ETs.